Já está disponível em todo o Maranhão a vacina meningocócica ACWY (conjugada), que passa a ser aplicada como dose de reforço em crianças aos 12 meses de idade. A medida faz parte da atualização do Calendário Nacional de Vacinação, anunciada pelo Ministério da Saúde, e entrou em vigor no dia 1º de julho de 2025.
A nova vacina substitui a meningocócica C e amplia a proteção contra a doença meningocócica, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, ao oferecer imunização contra quatro sorogrupos: A, C, W e Y. Anteriormente, a vacina protegia apenas contra o sorogrupo C.
Além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a vacinação também está sendo realizada em pontos estratégicos da rede estadual, como as Policlínicas Vinhais e Cidade Operária, e os Hospitais Aquiles Lisboa, Dr. Genésio Rêgo e Vila Luizão, em São Luís.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, a mudança representa um avanço importante na imunização infantil.
“A introdução da vacina ACWY amplia a proteção das nossas crianças contra formas graves de meningite. É uma medida preventiva importante, e estamos garantindo o acesso tanto nas unidades básicas quanto em pontos estratégicos da rede estadual de saúde”, afirmou o secretário.
Continua após a publicidade
Com a nova orientação, o esquema vacinal contra meningite será:
3 meses: 1ª dose – vacina meningocócica C (conjugada)
5 meses: 2ª dose – vacina meningocócica C (conjugada)
12 meses: dose de reforço – vacina meningocócica ACWY (conjugada)
Caso a criança não receba a dose de reforço aos 12 meses, ela pode ser aplicada até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Crianças que já tomaram o reforço com a vacina meningocócica C continuam protegidas e não precisam ser revacinadas.
A vacinação é gratuita. Para receber a dose, pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação da criança. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça que a nova vacina está disponível para toda a população-alvo e destaca a importância de manter o esquema vacinal em dia.
Para mais informações, os responsáveis podem procurar a UBS mais próxima ou um dos pontos de vacinação da rede estadual.
Mín. 25° Máx. 37°