O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), apresenta uma inovação inédita no Brasil: o BO Fácil, uma plataforma que permite ao cidadão registrar boletins de ocorrência, fazer denúncias anônimas e acionar o número 190 diretamente pelo WhatsApp.
A ferramenta será oficialmente lançada nesta segunda-feira (30), durante solenidade realizada no Espaço da Cidadania Digital (Rua Clodoaldo Freitas, 729, Centro/Norte, Teresina-PI).
“Mais uma vez, o Piauí sai na frente. Somos o primeiro Estado do Brasil a oferecer o registro de boletim de ocorrência via WhatsApp, de forma automatizada, simples e acessível para todos os piauienses. O BO Fácil é uma resposta concreta à necessidade de modernizar a segurança pública e aproximar o serviço da população. É segurança pública com tecnologia e com o olhar voltado para o cidadão”, explica o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.
O sistema utiliza inteligência artificial para coletar dados da ocorrência, como descrição dos fatos, data, local, envolvidos e objetos. Após o preenchimento, o sistema gera automaticamente um protocolo em formato PDF, que é enviado ao cidadão, garantindo segurança e agilidade.
Além do registro de boletins, a plataforma oferece outros dois serviços: atendimento 190, com envio de localização pelo WhatsApp e contato direto com o CICC (Centro Integrado de Comando e Controle); e a Denúncia Anônima, em que o cidadão pode repassar informações sem se identificar.
“Por trás da simplicidade no atendimento, existe um sistema robusto, que utiliza inteligência artificial, mas com a supervisão e validação de policiais capacitados. Todas as informações recebidas passam por um processo de análise para evitar o uso indevido da ferramenta. As ocorrências falsas, por exemplo, podem gerar responsabilização criminal. Nosso compromisso é garantir que os dados sejam tratados com responsabilidade, segurança e agilidade, para que o BO Fácil seja mais um aliado no combate ao crime no Piauí”, explica o delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da SSP-PI.
A proposta é ampliar o acesso da população aos serviços de segurança pública, especialmente para pessoas com dificuldades de deslocamento ou acesso a canais presenciais, promovendo uma segurança mais moderna, inclusiva e eficiente.
Por: Ascom SSP-PI
Mín. 25° Máx. 37°