A Câmara Municipal de Teresina analisa um projeto de decreto legislativo que propõe conceder o título de Cidadão Teresinense ao ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL). A proposta foi protocolada pela vereadora Samantha Cavalca (Progressistas) e está em tramitação nas comissões técnicas da Casa antes de seguir para votação no plenário.
Na justificativa do projeto, a parlamentar destaca ações do ex-presidente durante sua gestão entre 2019 e 2022 que, segundo ela, impactaram positivamente a capital piauiense. Entre os exemplos citados estão a duplicação de trechos das rodovias federais BR-343 e BR-316, repasses de recursos para o combate à pandemia de Covid-19, ampliação de benefícios sociais como o Auxílio Emergencial e o Bolsa Família, além da entrega de unidades habitacionais e investimentos em infraestrutura no estado.
A vereadora Samantha Cavalca defende que Bolsonaro merece a honraria por seu compromisso com a população e ações concretas em favor de Teresina. Segundo ela, a proposta deverá ser aprovada sem maiores dificuldades.
Por outro lado, o vereador João de Deus Pereira (PT) afirmou que a recomendação da bancada petista — composta por sete vereadores — é de voto contrário à proposta. No entanto, a orientação não é unânime dentro do grupo.
Após a tramitação nas comissões, o projeto será submetido ao plenário da Câmara Municipal. Caso aprovado, a data para a entrega oficial da honraria ainda será definida em acordo com o homenageado.
VEJA A PROPOSTA
Fonte: A10+
Mín. 25° Máx. 37°