O delegado Rômulo Vasconcelos, da cidade de Codó, no Maranhão, fez um importante alerta à população sobre um novo golpe que tem feito vítimas em diversas regiões do estado. Criminosos estão se passando por funcionários da Equatorial Maranhão, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, para obter dados pessoais de moradores e, com essas informações, aplicar diversos tipos de fraude.
Segundo o delegado, os golpistas abordam as vítimas com o pretexto de realizarem atualizações cadastrais, revisões técnicas ou vistorias na rede elétrica. Em muitos casos, os criminosos utilizam uniformes semelhantes aos da empresa e até crachás falsificados, numa tentativa de dar mais credibilidade à farsa.
“Eles batem de porta em porta, se dizem técnicos da Equatorial e solicitam informações pessoais alegando necessidade de atualização no sistema. Em alguns casos, chegam a pedir documentos ou até fotos dos moradores”, explicou o delegado.
Após coletar os dados, os golpistas podem usá-los para aplicar golpes bancários, fazer compras em nome das vítimas, ou até mesmo clonar contas de aplicativos e redes sociais.
O delegado Rômulo Vasconcelos orienta os moradores a redobrarem a atenção e a não fornecerem informações pessoais a desconhecidos. Em caso de visitas inesperadas de supostos funcionários da Equatorial, o ideal é solicitar identificação e confirmar a veracidade da visita por meio dos canais oficiais da empresa.
Em nota, a Equatorial Maranhão alerta a população do município de Codó e região sobre golpes praticados por pessoas que se passam por colaboradores da Distribuidora, utilizando uniformes similares aos oficiais para enganar os clientes.
Fique atento! Estão sendo registrados casos em que falsos profissionais visitam residências, solicitam documentos, tiram fotos e coletam dados pessoais. Com essas informações, os golpistas realizam empréstimos bancários em nome das vítimas.
Para garantir a segurança de seus clientes, a Equatorial Maranhão orienta sobre como identificar seus colaboradores:
* Os colaboradores utilizam uniformes padronizados, com a logomarca da Equatorial Energia visível. O crachá de identificação também é obrigatório e traz o nome completo do profissional e a empresa prestadora de serviço;
* As equipes se deslocam em veículos identificados, com adesivos da Equatorial Energia, da empresa parceira, e com o número 116 da Central de Atendimento;
* Em situações de falta de energia, os técnicos atuam somente até o medidor de energia. Se o equipamento estiver na parte externa da residência, não há necessidade de entrada no imóvel;
* Quando a entrada no imóvel for necessária, o profissional deve apresentar o crachá e ter em mãos dados como nome e número da conta contrato;
* Os colaboradores da Equatorial não recebem dinheiro em espécie. Pagamentos e negociações em campo são feitos exclusivamente por máquinas de cartão de crédito ou débito;
* As equipes de plantão da Distribuidora são formadas por 02 eletricistas. Também há agentes negociadores que utilizam motocicletas, sempre identificados e uniformizados.
* Em hipótese alguma, colaboradores da Equatorial Maranhão realizam captura facial ou fotografam o rosto dos clientes. Essa prática não faz parte dos procedimentos da empresa.
A Equatorial Maranhão preza pela segurança e atendimento de qualidade a toda população. Em caso de dúvidas, entre em contato pela Central de Atendimento 116. Se houver suspeita de delito, acione a polícia por meio do número 190.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
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