Em uma ação realizada na manhã do último domingo(1º), a Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, deflagrou, uma operação com objetivo de mandados de busca e apreensão e de prisão contra alvos investigados pelos crimes de tráfico de drogas, homicídios e organização criminosa no município de Timon, na Região Leste do Maranhão. As ordens judiciais foram os bairros Vila da Paz e Conjunto Júlia Almeida.
Entre os principais alvos da operação, está um homem conhecido como “Patrão”, que foi autuado em flagrante por porte de arma de fogo de uso restrito. O preso, que é um indivíduo de alta periculosidade, possui diversos processos criminais por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, homicídio e organização criminosa.
Ele é investigado como sendo um dos executores da morte de Antônio Luís, vulgo Gol Bala, executado em plena tarde do dia 28 de fevereiro de 2020, na Avenida Paulo Ramos, no centro de Timon. Após cometer o crime, o investigado foi beneficiado com um alvará de soltura para responder o processo em liberdade. Posteriormente foi preso na operação Mormaço desencadeada pela GAECO-MA, no ano de 2021 e mais uma vez ganhou liberdade.
De acordo com a Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa(DHPP) de Timon, o preso também é investigado por participação no assassinato de João Marcelo ocorrido na Vila Monteiro, em outubro de 2024, no contexto de guerra entre facções criminosas pelo controle do tráfico de drogas na região.
Na residência do criminoso, os policiais apreenderam uma pistola calibre .40 com três carregadores e 37 munições intactas. Em outros alvos, a polícia recuperou um telefone celular roubado e apreendeu dinheiro, drogas e apetrechos.
Na oportunidade, uma mulher também foi conduzida e autuada por tráfico de drogas, já tendo sido presa recentemente pela DHPP-Timon por tráfico de drogas.
A operação foi coordenada pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP-TIMON) que representou por mandados de buscas e apreensões domiciliares. Participaram da operação as equipes da PCMA de Timon (DHPP, GPE-18, NOC-18 e NIP) GPE-17 de Caxias, além de guarnições da Polícia Militar do 11°BPM, GOE, FT e ALI (Agência Local de Inteligência).
Mín. 21° Máx. 36°