A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão procurar qualquer uma das mais de 5 mil agências próprias dos Correios no Brasil para registrar queixas sobre descontos indevidos em seus benefícios. A nova parceria entre os Correios e o INSS tem como objetivo ampliar o acesso ao atendimento presencial, principalmente em regiões que não possuem agências do INSS, além de garantir acolhimento humanizado e seguro aos cidadãos prejudicados por fraudes.
O novo serviço é gratuito e está disponível em unidades dos Correios de todos os estados. Beneficiários poderão consultar, contestar e acompanhar o andamento das reclamações diretamente nas agências. A ação busca reduzir as barreiras enfrentadas por muitos segurados que, até então, dependiam do atendimento digital ou da presença física em uma agência do INSS.
“O serviço reforça o papel social dos Correios como braço do governo federal. Com nossa capilaridade e infraestrutura pública, estamos prontos para oferecer dignidade e acesso aos direitos fundamentais, especialmente aos mais vulneráveis”, afirmou o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, explicou que a medida busca garantir que nenhum cidadão fique sem resposta frente às irregularidades. “Estamos ampliando o acesso e oferecendo um caminho direto para resolver o problema dos descontos indevidos que lesaram milhares de aposentados e pensionistas”, disse.
Segundo o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, a iniciativa é parte de um esforço concentrado do governo para combater fraudes. “Os Correios se somam neste grande compromisso para garantir que nenhum aposentado fique no prejuízo. Vamos oferecer um atendimento olho no olho, principalmente a quem não tem acesso à internet ou prefere o auxílio presencial”, destacou.
Para garantir a segurança no atendimento, os Correios estabeleceram protocolos rigorosos, com atendimento feito apenas por profissionais treinados e exclusivamente em agências próprias. Todos os dados dos beneficiários serão tratados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando confidencialidade e rastreabilidade.
Para as regiões que ainda não possuem agências dos Correios habilitadas, estão sendo planejados mutirões e ações itinerantes para garantir que todos os brasileiros tenham acesso ao serviço.
A lista completa das agências que já estão oferecendo o atendimento está disponível no site oficial dos Correios: www.correios.com.br.
Mín. 21° Máx. 36°